Este artigo é uma tradução do original “How to Finish What You Have Started“, escrito por Henrik Edberg.
Feito por Carlos Filho.
Deixe de perfeccionismo
Talvez o meu maior defeito, e o seu, mas você teima em lapidar tudo até que esteja “perfeita”. O problema é que muitas vezes pensamos essas coisas nunca estão.
Portanto você tem que encontrar o equilíbrio entre aquilo que deseja e a vontade de melhorar, até porque esse desejo pode ser excessivo.
Encontrei esse balanço através da experiência.
Também é importante saber que nem sempre tudo será perfeito. A busca por essa “perfeição” pode ser perigosa, e pode ser que nunca se veja como um realizador bom o suficiente.
Você precisa colocar sua tolerância a um padrão não humano. E dessa forma se sua autoestima estiver baixa, seus resultados serão muito bons.
Portanto, aprenda a focar em ser progressivamente mais coerente ao invés de tentar ser perfeito.
Entenda que o suficientemente bom é bom o suficiente. E isso vale tanto para seu trabalho como para você.
Estabeleça prazos
Meses atrás, estabeleci um prazo para terminar meu livro. Percebi que só trabalhando nele até o final não funcionaria, porque sempre aparecia um ou outro item para ser acrescentado. Então foi melhor definir um prazo. Claro, devo ter passado um ou dois dias, mas só assim consegui concluir boa parte do que queria e consegui publicar.
Fazer isso me colocou a corda no pescoço de tal maneira que minha necessidade de ajustar e aperfeiçoar o material acabou ficando em segundo plano.
Limite-se de todas as formas
Quando está no final de um projeto ou tarefa, muitas vezes se sente livre para se deixar perder na atenção. Ao estabelecer limites de quantas vezes vai checar seus emails, comunicador instantâneo, quanto tempo gasto em redes sociais e fóruns, você vai desenvolver hábitos automáticos de controle de tempo e nem vai perceber como será mais produtivo.
Ao incorporar esses limites ao seu estilo de vida, vai se tornar menos propenso a se distrair durante a realização do trabalho, e vai manter seus olhos naquilo que é de fato importante.
Esvazie a mente, não crie soluções complicadas para aquilo que é simples
Entenda que boa parte do processo está na sua mente, e sua perspectiva determina o quão importante algo vai ser.
Os pontos fundamentais do trabalho, assim como seus próprios relacionamentos são na verdade, baseados na sua mente. Entender que algo é simples ao invés de “complicado” ajuda sua percepção da facilidade que é a sua solução. Incentive relacionamentos saudáveis à si mesmo ao invés de ver o que as pessoas podem fazer por você.
Estabeleça padrões de pensamento, tais como:
“Honestamente, não estou complicando isso?” e
“Qual é a solução mais simples e direta para meu problema?”


