sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pesquisa avalia preferência do brasileiro por eletrônicos

Intenção de compra, forma de pagamento e estima pelos eletrônicos foram algumas das abordagens do estudo da GfK


A pesquisa levantou quais aparelhos eletrônicos os brasileiros já possuem, sendo os três primeiros colocados: celular (79%), DVD Player (72%) e computador (53%). 44% possuem câmera digital e 38% MP3/ MP4, Já no caso da TV de tela fina, esta porcentagem é de 19% e home theater 16%. No caso de todos estes produtos, a porcentagem de pessoas que possuem eletrônicos é maior entre os homens do que entre as mulheres. A idade e a classe social também são variáveis de influência. Quanto mais jovem e mais alta a classe social, maior o número de possuidores de eletrônicos.


Os dados são da GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e no mundo, que entrevistou 1.000 pessoas com mais de 18 anos das cinco regiões brasileiras, em 12 capitais ou áreas metropolitanas, para avaliar a preferência dos brasileiros por produtos eletrônicos.


Quando perguntado quais produtos pretendem comprar nos próximos seis meses, os mais citados foram: computador (16%), TV de tela fina (16%) e Câmara Digital (15%) e as menores menções foram: TV Digital Portátil, MP3/MP4 e DVD Player (todos com 3% cada).


Para a aquisição de produtos eletrônicos, 69% preferem comprá-los em grandes lojas especializadas, 15% em hipermercados ou supermercados, 14% em pequenas lojas especializadas e 10% pela internet. Quanto à forma de pagamento, 59% parcelariam a compra e 41% pagariam à vista. Entre os que preferem a opção de parcelamento, as mulheres são maioria com 66% contra 51% dos homens. Observando-se por classe social, na classe AB, 53% preferem o pagamento parcelado, enquanto que na classe CD, esta porcentagem é de 63%. Com relação à idade, os mais velhos tendem a preferir o pagamento parcelado, enquanto que os mais jovens tendem a preferir o pagamento à vista.


A estima pelos aparelhos eletrônicos também foi medida na pesquisa. Quando perguntados sobre qual produto eletrônico é o maior "companheiro", cuja perda ou dano seria muito sentida caso não houvesse reposição, os resultados foram: TV (44%), celular (25%), computador (20%) e rádio (10%). Aqui também o sexo, a idade e a classe social influenciam na preferência. O celular é visto como "maior companheiro" pelos mais jovens e também entre os homens (28% contra 21% entre as mulheres). O computador é mais estimado pelos mais jovens, homens e classe AB. Já TV, tem maior estima entre as mulheres (50% contra 37% entre os homens), na classe CD (49% contra 38% da classe AB) e à medida que a i dade vai aumentando. O rádio também ganha preferência à medida que a idade aumenta.


Sobre a GfK Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Nenhum comentário: