sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estratégia de sobrevivência nas vendas

É na comercialização de produtos que está o ganho de uma empresa. Para serem bem sucedidas no Global Management Challenge, as equipas não podem descurar o sector das vendas.
Maribela Freitas (www.expresso.pt)

"A área das vendas é muito importante. É frequente as equipas investirem em publicidade e ficarem com excesso de encomendas por satisfazer porque criaram demasiada procura, o que se torna prejudicial e afecta a cotação de mercado", revela Leonardo Carvalho, antigo participante no Global Management Challenge.
Seja qual for a estratégia de actuação planeada para a competição, as vendas nunca podem ser descuradas. Tal como a decisão de permanecer ou sair de um mercado deve ser ponderada. Isto porque, explica Leonardo Carvalho, "dificilmente se consegue compensar em número de vendas a saída de um mercado. Contudo, se os custos forem racionalizados e o volume de produção redimensionado, começamos a trabalhar com maior margem e mesmo assim as vendas é que ditam se as decisões tomadas foram um sucesso ou um fracasso". Ao que parece, esta é uma área sensível das estruturas empresariais e que deve ser tratada com todo o cuidado.
Para que as equipas presentes no desafio não errem neste sector, Leonardo Carvalho deixa à laia de conselho que "criem um modelo analítico para facilitar a tomada de decisão, pois a área das vendas é tipicamente de difícil consenso entre as pessoas mais orientadas para o marketing e as de finanças".
Na perspectiva deste antigo participante o Global Management Challenge é um óptimo espaço de aprendizagem e aplicação de conhecimentos. Estudantes e quadros têm muito a aprender com esta competição que na opinião de Leonardo Carvalho funciona como um "mini MBA".


Nenhum comentário: